28/02/2024

Sete pontos fundamentais para uma convenção de vendas assertiva

Consultor empresarial e mentor de negócios, Roberto Vilela, lista alguns elementos que devem ser levados em consideração na hora de planejar um dos eventos mais importantes do calendário corporativo 

A convenção de vendas é um evento estratégico dentro das empresas para promover conhecimento, alinhar estratégias, discutir resultados, unificar propósitos e engajar os colaboradores. Especialmente para o time de vendas, é uma oportunidade de acertar falhas e melhorar o desempenho. Mas, para que esse encontro surta efeitos, ele precisa ser bem planejado, caso contrário não somará tanto quanto a empresa espera, aponta o consultor empresarial e estrategista de negócios, Roberto Vilela.

Com clientes em diferentes regiões do Brasil e uma extensa agenda de convenções realizadas, o especialista explica que cada evento precisa ser pensado levando em consideração as peculiaridades e necessidades da empresa. Desde os assuntos abordados até a acomodação dos participantes merecem atenção. 

“A convenção de vendas é um dos eventos mais importantes no mundo empresarial e precisa ser bem estruturada para ser assertiva, ou seja, para que atenda às expectativas criadas com ela. É, sem dúvidas, um momento mais leve, no qual se celebra as conquistas, mas também precisa ser carregada de conteúdo realmente agregador”, pontua Vilela. 

Para ajudar na organização de uma convenção de vendas eficiente, o consultor destaca sete pontos que precisam receber atenção. São eles:

  1. Temática alinhada com os objetivos do ano: a escolha do que vai ser destacado durante a convenção deve estar alinhada com os objetivos estratégicos de vendas da empresa para o ano. Por exemplo: se o foco é expandir a presença no mercado internacional, a temática precisa inserir essa discussão;
  2. Programação bem estruturada: momentos de desenvolvimento, como palestras e workshops sobre técnicas de vendas, lançamento de novos produtos e estratégias de mercado, assim como painéis de discussão, são essenciais para compartilhar insights e melhores práticas. Já a confraternização, com jantares e atividades interativas, ajudam a fortalecer os laços entre os membros da equipe;
  3. Roteiro bem definido e cronograma estruturado: a sequência de atividades deve ser clara e concisa, delineando os principais pontos da programação e os responsáveis por cada atividade. Um cronograma detalhado com horários específicos para cada sessão ou atividade ajuda a manter o evento organizado e pontual;
  4. Local agradável e que tenha a estrutura adequada: o ambiente escolhido deve ser confortável e inspirador, com instalações que atendam às necessidades logísticas do evento, como salas de reunião, áreas para coffee breaks, espaço para exposição de produtos, entre outros;
  5. Comunicação prévia da convenção: criar um clima positivo e de expectativa elevada é fundamental para engajar os participantes desde o início. Utilize e-mails, newsletters, redes sociais e outros canais de comunicação para compartilhar informações sobre a convenção, como temas a serem abordados, palestrantes confirmados, atividades planejadas e detalhes logísticos;
  6. Material físico: fornecer material de qualidade, como pastas personalizadas, blocos de anotações, canetas e brindes relacionados à temática da convenção, ajuda a criar uma experiência memorável para os participantes. Esses materiais também servem como lembranças tangíveis do encontro e reforçam a identidade da marca da empresa;
  7. Suporte de profissionais conhecedores de vendas: contar com pessoas especializadas na área, como representantes comerciais, consultores de vendas ou treinadores experientes, para auxiliar na organização e condução da convenção é essencial. Eles podem oferecer insights valiosos, orientação prática e motivação extra para a equipe durante o evento.

Legenda: Roberto Vilela é consultor empresarial e estrategista de negócios
Créditos: Daniel Zimmermann
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Créditos: Daniel Zimmermann