05/07/2024
Especialista destaca três dicas essenciais para potencializar as vendas
No mundo competitivo dos negócios, saber se posicionar diante dos clientes é essencial para profissionais e empresas que querem se destacar
O mercado conta cada vez mais com novas facilidades para ampliar os negócios e as vendas, mas ao mesmo tempo está também mais competitivo. E, para se destacar e evoluir, os profissionais e empresas precisam estar atentos e preparados para conquistar e manter seus clientes. Para ajudar nesse desafio, o consultor empresarial e estrategista de negócios, Roberto Viela, que atende empresas em várias partes do Brasil, lista três dicas essenciais para potencializar as vendas, seja de produtos ou serviços.
São elas: identificar as dores agudas dos clientes; ter velocidade na resposta; e saber barganhar concessões. “Um bom vendedor precisa conhecer todo o processo que leva à conquista e manutenção dos seus clientes, o que engloba mais do que isso. Considero que a atenção a esses três fatores é fundamental para qualquer profissional, independente do segmento em que atua, pois essas abordagens fortalecem a relação com o cliente e impulsionam significativamente as vendas de maneira geral”, destaca Vilela.
Identifique as dores dos clientes
Segundo o especialista, o primeiro passo para qualquer vendedor de sucesso é compreender profundamente as necessidades e problemas dos clientes. Identificar as "dores agudas" significa entender os desafios específicos que os consumidores enfrentam e como o produto ou serviço oferecido pode solucioná-los.
“Essa compreensão vai além de uma simples pesquisa de mercado; é preciso ouvir atentamente o cliente, fazer perguntas direcionadas e demonstrar empatia. Por exemplo, se ele está buscando uma solução para aumentar a sua produção industrial, é preciso entender suas dificuldades diárias, suas pretensões de crescimento e como a solução que você oferece pode realmente ajudá-lo”, explica o consultor. Para ele, esse tipo de abordagem personalizada cria uma conexão mais forte com o cliente, mostrando que o vendedor e a empresa que ele representa estão genuinamente interessados em ajudar, e não apenas em vender.
Velocidade na resposta
A velocidade de resposta é um diferencial competitivo nos dias atuais. Os clientes valorizam empresas que respondem rapidamente às suas dúvidas e solicitações. Uma resposta ágil pode ser o fator decisivo entre fechar uma venda ou perder para a concorrência, segundo o consultor empresarial. “A prontidão em fornecer informações detalhadas e precisas demonstra profissionalismo e compromisso, gerando maior confiança no cliente. Empresas e profissionais que se destacam na rapidez de atendimento tendem a fidelizar mais clientes e a fechar negócios de forma mais eficaz”, pontua.
Hora da concessão
A arte da negociação é fundamental no mundo dos negócios. Estar disposto a concessões não significa ceder a todas as demandas do cliente, mas sim encontrar um equilíbrio que beneficie ambas as partes. “É importante conhecer bem os limites do que pode ser oferecido e valorizar cada concessão feita. Se for necessário flexibilizar para além da sua estratégia, peça algo em troca”, orienta Vilela.
De acordo com ele, a habilidade de negociação fortalece a posição do vendedor e demonstra que a empresa está disposta a negociar, mas sem comprometer sua margem de lucro. “O objetivo é sempre buscar um acordo onde ambos saiam ganhando”, afirma.